domingo, 5 de dezembro de 2010

Defesa Pessoal


Uma das coisas mais importantes numa situação de sobrevivência, sobretudo num cenário de catástrofe, é a defesa pessoal. Uma das formas de nos mantermos vivos.
Actualmente, o sistema de defesa pessoal mais eficaz e eficiente é o Krav Maga. De seguida, fica um texto descrevendo este sistema de defesa.
O Krav Maga, sistema oficial israelita de defesa pessoal, foi criado por Imi Lichtenfeld há cerca de cinquenta anos. O seu objectivo é ensinar a todos os praticantes, independentemente da idade, condição física e experiência, a defenderem-se de uma variedade de ataques.
Dada a eficácia do Krav Maga ("combate próximo" em Hebraico), este Sistema de Defesa ganhou aceitação nas melhores organizações militares e para-militares mundiais, estando presente, por exemplo, no sistema de treinos do BOPE no Brasil, da GIGN em França, da SWAT TEAM e do FBI, nos Estados Unidos. Em Portugal é ministrado na Polícia Judiciária e na Companhia de Operações Especiais da GNR, entre outras forças. Em Israel, o Krav Maga é usado pelas Forças de Defesa Israelitas (IDF), polícia israelita e serviços de segurança.
A partir de 1964 o Krav Maga começou a ser difundido e ensinado a civis, tendo sido reconhecido pelo Ministério Nacional da Educação. Posteriormente, o Krav Maga estabelece-se nos Estados Unidos e na Europa.
Este sistema de defesa diferencia-se das restantes artes marciais pelo facto de se assumir como um sistema de sobrevivência que lida com os problemas da segurança pessoal no contexto de defesa contra atacantes armados ou desarmados, recorrendo a tudo o que estiver ao alcance, permitindo qualquer combinação de ataque e defesa. É considerado um moderno e altamente refinado sistema de defesa em tentativas de assalto, ataques na rua ou assédio sexual.
Baseando-se nos princípios morais e humanos que salientam a importância da integridade, humildade e respeito pelo próximo, o ensino do Krav Maga enfatiza a utilização das suas técnicas de forma apropriada, de acordo com a situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário