sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Fases do afogamento

Durante um afogamento, ocorrem 4 fases:

1. Apneia inicial - bloqueio reflexo (espasmo) da glote. A glote fecha-se impedindo a entrada de ar ou líquido para as vias aéreas. Pode existir água na boca e a vítima pode engolir água (duração de 10 a 60 segundos).

2. Dispneia - relaxamento parcial da glote. A vítima engole água e entra água para as vias aéreas e consequentemente para os pulmões. Nos pulmões, o movimento do líquido lava o surfactante, dificultando as trocas gasosas (duração de 60 a 90 segundos).

3. Apneia terminal - inconsciência da vítima. Há água nos pulmões e estômago, podendo haver relaxamento dos esfíncteres. Há paragem respiratória (duração de 90 segundos a 3 minutos).

4. Paragem cardíaca - paragem cardiorespiratória. Ocorre dilatação das pupilas e cianose (duração de 4 ou mais minutos).

O resgate e posterior avaliação e estabilização da vítima são fundamentais. Observação de existência de tosse com ou sem espuma são sinais da gravidade do afogamento.
Ideal auscultar pulmões em busca de inundação, utilização de oxigénio e DAE com ou sem monitorização. A partir da segunda fase, há indicação para observação hospitalar podendo haver necessidade de internamento nos Cuidados Intensivos.

1 comentário:

  1. Bom dia,
    Nos últimos 2 meses +- aconteceu 2 x de fechar totalmente minha garganta (acredito q seja glote) e eu não conseguir respirar. Uma vez foi dirigindo, coloquei um pedaço de chocolate na boca, mastiguei, nisso fechou totalmente minha garganta, fui para o acostamento da avenida e aos poucos minha respiração foi voltando... estou pesquisando sobre o assunto, mas vejo q só tem sobre afogamento, e não foi meu caso (até nem sei nadar, pois qdo era criança me afoguei 2 x).

    ResponderEliminar