sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Posicionar a vítima


Num resgate de uma vítima de afogamento numa praia, caso tenha inalado água (que por defeito devemos considerar essa hipótese), essa água vai inundar as vias aéreas e orgãos respiratórios (pulmões). Essa á a causa do afogamento, pois vai diminuir ou anular as trocas gasosas - hematose; e, ao "lavar" o surfactante da superfície interna do pulmão, vai provocar o seu colapso (encolhimento) - atelectasia.
Após retirar a vítima da água, temos de a colocar no chão num local seguro e seco para a avaliar e estabilizar.
É ERRADO deitá-la de cabeça para baixo. A água ingerida (vias digestivas) pode ser regurgitada, podendo dirigir-se para as vias aéreas impedindo a respiração.
A vítima DEVE ser deitada paralelamente à água sobre o seu lado direito. Isto é dizer que podemos aproveitar o habitual desnível da areia e deitá-la com o seu lado direito em direcção à água (cabeça para Norte, ou para Oeste no Algarve). Isto porque o bronquio direito tem uma orientação mais vertical que o esquerdo (ver imagem). Ao inalar água, pela acção da gravidade e da deslocação dos fluídos, naturalmente o pulmão direito será o mais inundado. Assim, ao termos de sobrecarregar um pulmão (deitando a vítima sobre um dos lados), é preferível sacrificar o provavel e teóricamente mais afectado, deixando o outro mais liberto para as trocas gasosas, suportando a oxigenação dos tecidos até chegar o socorro avançado e a vítima ser transportada ao hospital.
Então, vítima NUNCA de cabeça para baixo, mas deitada sobre o lado DIREITO.

Sem comentários:

Enviar um comentário