segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Bug-Out-Bag


Em situações de crise (catástrofes ou outras), pode haver a necessidade de nos evadirmos, abandonando tudo o que temos (casa, carro, etc), devido à falta de segurança desses locais. Contudo, devemos preservar a nossa sobrevivência. Nesses acontecimentos, a falta de comunicação, acessos, água potável, alterações ambientais, entre outros factores, podem condicionar em maior ou menor escala a nossa vida.
Utilizando um princípio básico da sobrevivência, a preparação, devemos construir um kit de evasão e sobrevivência. Normalmente na forma de uma mochila, o Bug-Out-Bag (ou simplesmente BOB), é preparado no intuito de satisfazermos as necessidades mínimas, até chegar socorro ou resgate.
Muito habitual nos militares e agentes secretos, e tal como o nome indica, é um saco que, quando temos de fugir, é a única coisa que pegamos antes da evacuação.
Não obstante a nossa sobrevivência, e atendendo à alta probabilidade de encontrarmos muitos feridos, é nossa obrigação moral e humana prestar socorros e orientação a essas pessoas. Daí, ache que o kit de primeiros socorros deva ser reforçado.
É mais ou menos convencionado que o BOB seja elaborado para uma sobrevivência de 72 horas, todavia, e ponderando a relação quantidade peso, ele pode visar uma ausência mais alargada.
Algumas peças que o BOB deverá conter: identificação, algum dinheiro, corda, fita adesiva, faca, serra, machado, canivete multi-funções, água, comida enlatada ou desidratada, rádio, isqueiro, pedernal, arame, kit 1º socorros, pastilhas potabilizadoras de água, toalhetes de higiene, lanterna, sacos de plástico, impermeável, manta isotérmica, entre outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário