domingo, 14 de junho de 2009

Água, sabor


Alguns sabores podem provocar o vómito.
Algumas das questões que se colocam sobre a água são sobre a sua purificação, em particular sobre o sabor que terá após adição de uma pastilha purificadora. Não vou aqui estender-me sobre os métodos de purificação, pois mais tarde o farei. Contudo, deixo apenas uma dica sobre o assunto. Quando purificamos água com um pastilha própria para o efeito, devemos ter em conta alguns pormenores:

  • normalmente 1 pastilha chega para 1 litro de água;

  • devemos aguardar cerca de 30 minutos após a sua adição, antes de beber;

  • devemos procurar usar 2 cantis, enquanto um purifica (30 min), temos o outro disponível para beber;

  • muitas vezes, a pastilha não invalida a necessidade de ferver a água;

  • as pastilhas, devido à sua constituição reactiva, devem ser bem acomodadas e protegidas, especialmente quando circulam ao ar livre;

  • após adicionar uma pastilha, a água poderá saber um pouco a cloro (nada que nunca tenhamos sentido numa piscina), uma dica é usar umas pastilhas efervescentes com sabor (laranja, etc), que adicionadas à água, não interferem com a purificação e eliminam o sabor desagradável.

Podem ser escolhidas pastilhas com cafeína, ou outros extras, ou melhor, pastilhas com sais e minerais, pois são esses que mais perdemos na transpiração. Em vez das pastilhas, pode ser usado pó, como Tang, ou outros.
MUITO IMPORTANTE é nunca beber nada que nos faça vomitar. A quantidade de água perdida pelo vómito pode ser fatal. O sabor a cloro pode provocar o vómito.

Sem comentários:

Enviar um comentário