sábado, 4 de setembro de 2010

Terminologia Afogamento


É comum ouvirem-se vários termos sobre o afogamento, sem muitas vezes se ter presente o que significam. Assim, deixo aqui um pequeno glossário sobre esses termos.
Posteriormente, iremos abordar individualmente cada um deles.

Quase afogamento - sobrevivência, pelo menos temporariamente, após aspiração de fluídos para os pulmões, resultando em prejuízo na transferência de gazes, hipóxia e possível morte.
Afogamento - morte por asfixia por imersão, especialmente em água.
Afogamento secundário - o início tardio dos sintomas do "Quase afogamento".
Afogamento seco - morte após submersão, quando nenhuma água é encontrada nos pulmões após autópsia.
Inibição vagal - abrandamento extremo, ou mesmo paragem, do funcionamento cardíaco (coração) por estimulação do nervo vago devido a imersão da cara na água.
Reacção do mergulho - a tripla resposta constituída pelo reflexo de suster a respiração (apneia), vasoconstrição periférica e abrandamento do batimento cardíaco (bradicardia), característicamente observados em animais qua mergulham (p.e. focas).
Hidrocussão - termo por vezes atribuído à morte súbita, particularmente em indivíduos jovens e bem preparados fisicamente, após imersão, quando não é detectada causa óbvia em autópsia.
Choque térmico - a resposta inicial à imersão súbita em água fria, verificada em indivíduos desprotegidos ou não habituados, caracterizada por respiração sibilante, aumento descontrolado do ritmo ventilatório e um aumento do batimento cardíaco e da pressão sanguínea. O choque térmico pode causar a paragem cardíaca ou provocar incapacidade motora que leva à aspiração de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário