quinta-feira, 15 de abril de 2010

SOBREVIVÊNCIA EM CATÁSTROFES


Por definição o desastre é: desgraça imprevista e funesta; revés; infortúnio; catástrofe; sinistro.
Os desastres podem ocorrer em qualquer lugar, em qualquer altura e de várias formas. Para qualquer pessoa envolvida, à semelhança do tsunami asiático de 2004, as consequências podem ser devastadoras. A sobrevivência pode depender de uma combinação de factores, ou simplesmente da pura sorte. Contudo, a frase-chave tem de ser “preparação através da informação”.
Atendendo a que podemos estar perante desastres naturais ou provocados pelo Homem, a preparação deve estar sempre presente. A formação sobre análise de risco, acompanhada dos respectivos planos de operação normal e dos planos de acção de emergência, deveria fazer parte da formação base do nosso sistema de ensino. Não é à toa que figuras tão importantes do nosso panorama científico, como Alexandre Quintanilha, se dedicam ao estudo do risco e da sua influência na vida das pessoas.
Deixarei mais indicações práticas sobre os vários tipos de desastre, mas de momento deixo a orientação para nos posicionarmos dentro de instalações em caso de terramoto.
O chamado triângulo da vida permite que escapemos ao impacto de uma parede se parte de uma casa se desmoronar. Quando um edifício colapsa, o peso do tecto cai sobre os objectos ou móveis esmagando-os. Contudo cria-se um espaço vazio ao lado deles. Este espaço é o chamado triângulo da vida. Quanto maior o objecto, quanto mais pesado e forte, menos este se compacta e maior é o espaço vazio criado ao seu lado, bem como a probabilidade de sobrevivência. É neste espaço vazio, ao lado dos objectos, que nos devemos colocar e NUNCA debaixo deles.
Com esta informação, devemos treinar a reacção (plano de acção de emergência) dentro de nossas casas, escolas, emprego ou na rua. Traçar um simples plano mental enquanto olhamos para um cenário, permite ao nosso cérebro elaborar e registar uma futura acção. Vejam as imagens
TRIANGULO DA VIDA

1 comentário:

  1. ainda bem que encontrei isto, nunca se sabe quando escas coisas acontecem.

    sempre pensei que meter debaixo de uma mesa ou uma porta era das melhores maneiras, mas pelos vistos e tudo um mito e um mito muito grave.

    obrigado por este post

    Rafael Neves SA1

    ResponderEliminar