segunda-feira, 15 de março de 2010

A Balsa Salva-Vidas





Em navegação, além de obrigatória, a balsa Salva-Vidas pode ser a diferença entre morte ou vida. Várias são as situações que surpreendem os mais experientes navegadores, levando a que uma viagem possa tornar-se num pesadelo.
A balsa Salva-Vidas é uma embarcação insuflável de recurso, construída e munida de equipamento suficiente para sobrevivência em alto mar. Ela encontra-se em todas as embarcações, na forma de um saco ou caixa de plástico que, lançada à água se auto-insufla de maneira a receber os náufragos.
Contudo, nem todas as situações têm indicação para lançar a balsa e os tripulantes. A embarcação principal só deve ser abandonada quando:
− Ela vai afundar;
− Ocorre um incêndio impossível de controlar e/ou existe o risco de explosão
Caso contrário, deve permanecer-se na embarcação principal pelos seguintes motivos:
− Possui mais mantimentos e equipamento que a balsa comporta;
− Oferece mais abrigo;
− É muito mais visível para os meios de resgate e salvamento (embarcação > balsa > náufrago de colete);
− Pode conseguir-se uma ajuda, como reboque ou transporte;
Todavia, na necessidade de ser lançada, a balsa deve ser amarrada antes de ser atirada à água, de forma a criar um cordão umbilical à embarcação principal. Posteriormente, após todos os sobreviventes terem entrado na balsa e correspondente contagem, o responsável cortará o cordão, libertando a balsa. Em caso de vento forte ou ondulação, dever ser lançada do lado protegido destes elementos.
No próximo post, mencionarei alguns procedimentos desta operação.

Sem comentários:

Enviar um comentário