sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Posicionar a vítima


Num resgate de uma vítima de afogamento numa praia, caso tenha inalado água (que por defeito devemos considerar essa hipótese), essa água vai inundar as vias aéreas e orgãos respiratórios (pulmões). Essa á a causa do afogamento, pois vai diminuir ou anular as trocas gasosas - hematose; e, ao "lavar" o surfactante da superfície interna do pulmão, vai provocar o seu colapso (encolhimento) - atelectasia.
Após retirar a vítima da água, temos de a colocar no chão num local seguro e seco para a avaliar e estabilizar.
É ERRADO deitá-la de cabeça para baixo. A água ingerida (vias digestivas) pode ser regurgitada, podendo dirigir-se para as vias aéreas impedindo a respiração.
A vítima DEVE ser deitada paralelamente à água sobre o seu lado direito. Isto é dizer que podemos aproveitar o habitual desnível da areia e deitá-la com o seu lado direito em direcção à água (cabeça para Norte, ou para Oeste no Algarve). Isto porque o bronquio direito tem uma orientação mais vertical que o esquerdo (ver imagem). Ao inalar água, pela acção da gravidade e da deslocação dos fluídos, naturalmente o pulmão direito será o mais inundado. Assim, ao termos de sobrecarregar um pulmão (deitando a vítima sobre um dos lados), é preferível sacrificar o provavel e teóricamente mais afectado, deixando o outro mais liberto para as trocas gasosas, suportando a oxigenação dos tecidos até chegar o socorro avançado e a vítima ser transportada ao hospital.
Então, vítima NUNCA de cabeça para baixo, mas deitada sobre o lado DIREITO.

Tratamento de cutelaria


A cutelaria, após utilização deve ser limpa e preparada para ser guardada.
Para tal, deve ser livre de toda a sujidade e deve ser aplicado um óleo, no cabo e na lámina.
Contudo para devem ser utilizados óleos diferentes para as diferentes partes de uma faca, serra ou machado.
No cabo de madeira, deve ser aplicado óleo de linhaça (existem 3 tipos, usem o fervido) que pode ser comprado numa drogaria ou loja de ferragens.
Na lámina, NÃO deve ser usado óleo de linhça, pois oxida o metal, devido à presença de ácidos gordos, mas SIM óleo mineral (daquele usado nos motores dos carros), ou óleo de silicone (p.e. o W5 do LIDL).
Este post teve a colaboração de utilizadores do Forum Bushcraft-PT

domingo, 5 de dezembro de 2010

KRAV MAGA IBERIAN SEMINAR 2010 FPKM FEKM RICHARD DOUIEB - LAST CHANCE TO...

Defesa Pessoal


Uma das coisas mais importantes numa situação de sobrevivência, sobretudo num cenário de catástrofe, é a defesa pessoal. Uma das formas de nos mantermos vivos.
Actualmente, o sistema de defesa pessoal mais eficaz e eficiente é o Krav Maga. De seguida, fica um texto descrevendo este sistema de defesa.
O Krav Maga, sistema oficial israelita de defesa pessoal, foi criado por Imi Lichtenfeld há cerca de cinquenta anos. O seu objectivo é ensinar a todos os praticantes, independentemente da idade, condição física e experiência, a defenderem-se de uma variedade de ataques.
Dada a eficácia do Krav Maga ("combate próximo" em Hebraico), este Sistema de Defesa ganhou aceitação nas melhores organizações militares e para-militares mundiais, estando presente, por exemplo, no sistema de treinos do BOPE no Brasil, da GIGN em França, da SWAT TEAM e do FBI, nos Estados Unidos. Em Portugal é ministrado na Polícia Judiciária e na Companhia de Operações Especiais da GNR, entre outras forças. Em Israel, o Krav Maga é usado pelas Forças de Defesa Israelitas (IDF), polícia israelita e serviços de segurança.
A partir de 1964 o Krav Maga começou a ser difundido e ensinado a civis, tendo sido reconhecido pelo Ministério Nacional da Educação. Posteriormente, o Krav Maga estabelece-se nos Estados Unidos e na Europa.
Este sistema de defesa diferencia-se das restantes artes marciais pelo facto de se assumir como um sistema de sobrevivência que lida com os problemas da segurança pessoal no contexto de defesa contra atacantes armados ou desarmados, recorrendo a tudo o que estiver ao alcance, permitindo qualquer combinação de ataque e defesa. É considerado um moderno e altamente refinado sistema de defesa em tentativas de assalto, ataques na rua ou assédio sexual.
Baseando-se nos princípios morais e humanos que salientam a importância da integridade, humildade e respeito pelo próximo, o ensino do Krav Maga enfatiza a utilização das suas técnicas de forma apropriada, de acordo com a situação.